terça-feira, 1 de setembro de 2015

Só o amor é capaz de inspirar atitudes, remover barreiras e transformar o mundo.

A ação solidária e, a princípio, solitária dessa iluminada irmã, foi, é, e será o divisor de águas na vida de muitos de nossos irmãos.


"Não foi a primeira vez que a Irmã Maria Elci Zerma, de 71 anos, se arriscou para defender um de seus “irmãos excluídos”. Em 1997, então coordenadora da comunidade das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, a religiosa se compadeceu com o sofrimento dos moradores de rua.
Embaixo de um viaduto próximo à Paróquia São Camilo de Lellis, na Tijuca, um grupo de mendigos assustava a vizinhança. Onde todos viam risco, a religiosa enxergava irmãos. Ela lembra até hoje o nome dos líderes do grupo: “Lauro, Alexandre Peixe”. Maria Elci descia sozinha e ia ajudar o grupo “a descascar cenouras”, enquanto evangelizava. Quando a Guarda Municipal chegava e o confronto parecia inevitável, a Irmã Maria Elci se colocava na frente dos amigos. “Bata em mim, mas não bata neles”, pedia.
— Nós chamamos as autoridades para conversar, mas era complicado, as pessoas reclamavam da presença deles ali. Eu precisava fazer mais — conta a irmã, que mobilizou colaboradores para criar um lar de acolhida.
Assim nascia a Associação Solidários Amigos de Betânia. No início, era uma casinha verde, cedida pela Arquidiocese, em frente à Igreja Nossa Senhora do Loreto, na Freguesia, em Jacarepaguá. Em volta, um lixão. Hoje, é uma instituição, mantida com recursos da sociedade civil, que comemora feitos como o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. Com seu sorriso sereno, a irmã faz um pedido:
— Por favor, diga que eu, sozinha, sou zero. Aqui, é a ação de Deus, das parcerias, dos colaboradores que constroem a obra. Só eu sei o que eu passei quando não tinha minha equipe multidisciplinar. Quando um deles passava mal, à noite, por abstinência, levava ao hospital numa Belina velha. Uma vez, a roda do carro caiu no Rio Maracanã.
 
A Associação Solidários Amigos de Betânia foi fundada no Rio de Janeiro pela religiosa Irmã Elci Zerma (PDDM), junto ao grupo da Pastoral Missionária do Santuário São Camilo de Lelis (Tijuca), em 3 de dezembro de 1999.
A instituição é filantrópica, sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e federal. Desde junho de 2000 vem realizando sua missão em favor dos excluídos.
Para executar sua missão a instituição se inspira nas passagens bíblicas: do Bom Samaritano, que... acolhe com amor incondicional o irmão caído no caminho o conduz a uma hospedaria e se compromete com sua recuperação; e na acolhida de Marta, Maria e Lázaro em Betânia, onde Jesus ressuscitou Lázaro (Lc 10,25-41; Jo 12, 1-11).
Com Humildade e responsabilidade Humana e cristâ, os Solidários Amigos de Betânia entendem atualizar a aldeia de Betânia hoje, como Espaço de vida e dignidade para os irmãos de rua.
“Uma ferida, você vê, faz um curativo, trata. A dor da dependência química, você não vê. É maior do que a de uma ferida”, defende a irmã, que estudou o tema para criar, sempre ao lado dos irmãos acolhidos, “seus maiores mestres”, a metodologia vitoriosa em Betânia.
Em nove meses, os acolhidos passam por vários módulos, que vão desde a adaptação, a criação do projeto terapêutico individual, o contato com a família e a retirada de documentos até a capacitação em cursos profissionalizantes. Todo o dia é preenchido por atividades como oficinas, artesanato, ioga, reciclagem e a colaboração na cozinha, na limpeza e no bazar. O método criado na associação inspirou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, a criar o programa “Gestação”, um novo modelo de acolhimento nos abrigos da prefeitura, ano que vem:
— Betânia é uma inspiração. Além da metodologia, precisamos inspirar nossas equipes a trabalhar com metas sociais. A intenção é que todos se apaixonem pelo projeto. Vamos envolver as equipes. Vestir a camisa."
http://www.betaniasab.org.br/Home/index.htm

Que possamos nos inspirar e fazermos o pouco que podemos, para que juntos, sejamos capazes de promover as necessárias mudanças, em nós e no mundo que nos conecta.  Somos todos doentes em tratamento na clínica da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário