domingo, 17 de novembro de 2013

Vida: Passado - Presente - Futuro

"...o símbolo do infinito é representado como se fosse um número oito deitado. O lado esquerdo representa a eternidade do nosso passado e o direito a eternidade do nosso futuro.  Olhando bem, os dois lados são espaços vazios, pois são tempos que não podem ser vividos - da esquerda já aconteceu e da direita pode ser que nem aconteça.
O que existe de concreto é o ponto de cruzamento dos dois arcos - a eternidade do momento presente, que é uma dádiva, uma jóia - onde as coisas de fato acontecem, onde a vida é efetivamente vivida.  É a única realidade.  
Fato é que ao invés de viver o presente em sua totalidade, desperdiçamo-lo pensando ou no passado ou no futuro, ou seja, ficamos naqueles espaços vazios.  
Não se pode pensar o presente; ele só pode ser vivido no presente, nem antes nem depois, e de preferência com equilíbrio.  Isso dá sentido a vida.  
Na coletividade humana, o grupo mais feliz é o das crianças, pois vivem o presente. 
O passado e o futuro são importantes à medida que usamos o presente para: 
- Aprender as lições deixadas pelo passado e reparar as falhas ou preencher as lacunas que não podíamos ou não queríamos fazer no passado; 
- Planejar e preparar o caminho e realizar as tarefas para ter um futuro melhor e mais promissor para nós e para os outros.
Quando você perde o foco no presente, investindo seu tempo em memórias ou antecipando dificuldades futuras, diminui a capacidade de superar os desafios do presente.
Se colocar a dificuldade no tempo presente, no aqui e agora da sua vida, você a tranforma em um acontecimento.  E se diante deste acontecimento adotar uma atitude positiva, você a transforma em uma oportunidade.  Se tiver uma atitude negativa, você cria um problema.
Ver na dificuldade uma oportunidade é questão de atitude.  Ao encaixar a dificuldade no tempo presente, analisá-la sob vários ângulos e se inserir como peça fundamental para resolvê-la, você verá surgir a oportunidade. E se aproveitá-la terá dado mais um passo para consolidar sua autoconfiança.
Ao se tornar um bem sucedido solucionador de problemas, reafirmará sua atitude positiva.  Que reverterá para sua eficiência como ser humano e lider de si mesmo.  Ou seja, está em sua mãos, hoje, a atitude que definirá o seu sucesso ou fracasso.  Só você pode controlar sua atitude." (extraído do livro O sucesso está no equilíbrio, de Robert Wong)

É preciso muita perseverança, coragem e discernimento para, com escolhas conscientes, racionais e equilibradas, escrevermos a cada dia uma página de nossa vida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário